Como Publicar


Submissões

Diretrizes para autores

Submissão

Poderão ser submetidos para publicação trabalhos técnico-científicos ou resenhas originais de todas as áreas de abrangência da FACEM (Agronomia, Educação Física, Estética, Administração, Gestão de Recursos Humanos e Logística) ou de Cultura Geral e Educação, em língua portuguesa, com resumos em Português, Espanhol ou Inglês. É necessária uma declaração de não submissão do trabalho à publicação em outro periódico. Todos os trabalhos submetidos serão avaliados por revisores qualificados e a aceitação será baseada no mérito científico. A apelação sobre um trabalho rejeitado deverá ser feita ao corpo editorial. Os trabalhos aceitos serão publicados pela ordem de recepção e registro. Os trabalhos deverão ser enviados via eletrônica (e-mail).

Itens de verificação para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas, serão devolvidas aos autores.

ARTIGOS

  1. Originais – O texto dever ser digitado no programa Word, formato A4 (21 x 29,7cm), espaçamento 1,5, justificado, fonte normal, tipo Arial 12, com margem esquerda e superior de 3cm e margem direita e inferior de 2cm. Notas de rodapé não são permitidas. Os títulos das seções serão escritos em caixa alta, negrito e fonte tamanho 12. 

Os conceitos e opiniões expressos nos manuscritos, bem como a exatidão e a procedência das citações, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

  1. Número de páginas – O artigo científico deve ter, no máximo, 20 páginas, incluindo-se as tabelas e as figuras.
  2. Ilustrações – O número de ilustrações (tabelas e figuras) deve ser limitado, sempre que possível, a no máximo seis.
  3. Número de Literaturas Citadas – Deve ser, no máximo, até 25.
  4. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido- Casos clínicos ou pesquisas envolvendo seres humanos devem submeter documento suplementar com Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), assinado pelo paciente ou seu responsável legal, autorizando a publicação do caso.
  5. Apresentação do artigo científico
    A ordenação do artigo deve ser feita da seguinte forma:

    Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumo em língua vernácula e Resumo em língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), Palavras-chave em língua vernácula e em língua estrangeira,  Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Literatura Citada, Tabelas e Figuras.

    Título
    • Deve ser grafado em letras maiúsculas, em negrito, fonte Arial, tamanho 12. Deve ter, no máximo, 15 palavras, incluindo-se os artigos, as preposições e as conjunções.
    • Deve ser claro, conciso e representar, no conteúdo, o objetivo do trabalho.
    •  Não deve conter nome científico, exceto de espécies pouco conhecidas; neste caso, apresentar somente o nome binário (gênero e espécie), grafado em itálico.
    • Não deve conter subtítulo, abreviações, fórmulas e símbolos.
  6. Nome dos Autores
    • Grafar os nomes dos autores com letras  maiúsculas, por extenso, separados por vírgula, os dois últimos separados pela conjunção "e".
  7. Nota de endereços
    • São apresentados abaixo dos nomes dos autores, o nome da instituição, em maiúscula, e o endereço eletrônico dos autores. Deixando no final uma linha em branco para a próxima seção.
  8. Resumo
    • Deve ser sucinto, apresentando justificativa, objetivo(s) do trabalho, o que foi feito e estudado, os principais resultados e conclusões. Escrever o termo RESUMO em letras maiúsculas e em negrito, à esquerda e separado do texto por travessão.
    • Deve conter, no máximo, 300 palavras, incluindo números, preposições, conjunções e artigos.
  9. Palavras-chave
    • Os termos “Palavras-chave” devem ser separados por vírgula e iniciados com letra minúscula.
    • Devem conter o nome científico (só o nome binário) da espécie estudada.
    • No máximo 5 (cinco), diferentes das palavras usadas no título do trabalho,
    • Escrever o termo Palavras-chave em minúsculas, com a letra inicial da primeira palavra em maiúscula, em negrito e à esquerda.
  10. Introdução
    • O termo “INTRODUÇÃO” deverá ser grafado à esquerda, com letra maiúscula e em negrito.
    • Abordar justificativas, hipóteses, revisão sucinta e atualizada do assunto e finalizar com os objetivos do trabalho.
    • Citar trabalhos dos últimos 10 anos, principalmente de periódicos; se necessário, citar trabalhos clássicos diretamente relacionados ao tema.
    • Deve ocupar, no máximo, duas páginas.
  11. Material e Métodos
    • Os termos “MATERIAIS E MÉTODOS” deverão ser grafados à esquerda, com letra maiúscula e em negrito.
    • Deve incluir todas as informações necessárias que possibilitem a repetição do trabalho por outros pesquisadores ou o entendimento da forma como foi conduzida a pesquisa.
    • Fórmulas, expressões ou equações matemáticas devem ser iniciadas à margem esquerda da página e apresentar tamanho padronizado da fonte.
  12. Resultados e Discussão
    • Os termos “RESULTADOS E DISCUSSÃO” deverão ser grafados à esquerda, com letra maiúscula e em negrito.
    • Os dados das tabelas e figuras não devem ser repetidos no texto, mas discutidos frente aos apresentados por outros autores.
    • Evitar abreviação  dos termos.
    • Tabelas e Figuras devem ser citadas no texto da seguinte forma: Tabela ou Figura, seguidas de espaço e do número correspondente.
    • Não discutir dados não apresentados e não citar trabalhos não publicados, resumos de congressos, comunicação pessoal e trabalho no prelo.
    • Evitar autocitação por questões éticas e para melhor validação do trabalho.
    • Não fazer especulações ou afirmações que não possam ser sustentadas pelos dados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados.
    • As chamadas às tabelas ou às figuras devem ser feitas no final da primeira oração do texto em questão; se as demais sentenças do parágrafo referirem-se à mesma tabela ou à figura, não é necessária uma nova chamada.
    • Restringir a discussão aos dados obtidos e relacionar os novos achados com os conhecimentos anteriormente obtidos.
  13. Conclusões
    • O termo “CONCLUSÕES” deverá ser grafado à esquerda, com letra maiúscula e em negrito.
    • Devem apresentar as novas descobertas da pesquisa e basearem-se somente nos dados apresentados no trabalho.
  14.  Agradecimentos
    • A palavra “Agradecimentos” deve ser centralizada, em negrito, ser escrita com minúsculas e com a inicial em maiúscula.
    • Devem ser breves e diretos, iniciando-se com “ao, aos, à ou às” (pessoas ou instituições).
  15. Referências
    • O termo “REFERÊNCIAS” deve ser grafado à esquerda, com letras maiúsculas e em negrito.
    • Devem ser de fontes atuais, pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos 10 anos.
    • Podem conter, excepcionalmente, trabalhos clássicos mais antigos, diretamente relacionados com tema do estudo.
    • Devem ser apresentadas em ordem alfabética dos nomes dos autores, separados por ponto-e-vírgula, sem numeração.
    • Devem referenciar todos os autores de cada obra, não usar et al.
    • Devem conter os títulos das obras ou dos periódicos grafados em negrito.
    • Não são aceitas referências de resumos, documentos no prelo ou qualquer outra fonte, cujos dados não tenham sido publicados.
    • Utilizar, no máximo, 25 referências.
  16. Citações
    • Citação com um autor: sobrenome grafado em letra maiúscula, seguido de vírgula e data.
    • Citação com dois ou três autores: sobrenomes grafados em letra maiúscula, separados por vírgula ou no caso de dois autores pelo "e" comercial (&), seguidos de vírgula e data.
    • Citação com mais de dois autores: sobrenome do primeiro autor grafado em letra maiúscula, seguido da expressão et al., em fonte normal, vírgula e data.
    • Citação de mais de uma obra: deve obedecer à ordem cronológica e, em seguida, à ordem alfabética dos autores, devem ser separadas por ponto e vírgula.
    • Citação de mais de uma obra dos mesmos autores: não repetir os nomes dos autores: as datas das obras são separadas por  vírgula.
    • Citações eletrônicas no texto: citar da mesma forma que as demais.
    • Citações com os nomes dos autores incluídos na sentença: sobrenome grafado com a primeira letra maiúscula, com as datas entre parênteses, são separadas por vírgulas.
  1. Tabelas
    • Devem ser citadas no texto, em ordem sequencial numérica, com as letras maiúsculas, seguidas do número correspondente. As citações de tabela podem vir entre parênteses ou integrar o texto.
    • As tabelas devem ser numeradas sequencialmente, com algarismo arábico e apresentadas no texto.
    • Devem ser autoexplicativas, sem necessidade de recorrer ao texto para sua compreensão.
    • O título deve ser claro, conciso, mas completo, deve incluir o nome (vulgar ou científico) da espécie  das variáveis dependentes.
    • No cabeçalho, os nomes das variáveis que representam o conteúdo de cada coluna devem ser grafados por extenso; se isso não for possível, explicar o significado das abreviaturas no título ou nas notas-de-rodapé.
    • Apresentar as unidades de medida de todas as variáveis, utilizando o Sistema Internacional de Unidades. Nas colunas de dados, alinhar os valores numéricos pelo último algarismo, quando for de número decimal, pela vírgula (trabalhos em português  espanhol) ou pelo ponto (trabalhos em inglês), usando o recurso de tabulação decimal, alinhar a coluna indicadora pela esquerda.
    • No corpo da tabela, nenhuma célula (cruzamento de linha com coluna) deve ficar vazia. A inexistência de dado numérico deve ser apresentada por - (hífen) quando o fenômeno não ocorre, por ... (três pontos) quando o dado é desconhecido, não aplicando que o fenômeno exista ou não, (zero) quando o fenômeno existe, porém sua expressão é menor que 1 na última casa decimal adotada.
    • Usar fios horizontais para separar o título do cabeçalho, o cabeçalho do corpo, usá-los ainda na base da tabela para separar o conteúdo dos elementos complementares. Fios horizontais adicionais podem ser usados dentro do cabeçalho e do corpo, não usar fios verticais.
  1. Figuras

São consideradas figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias usados para ilustrar o texto.

  • Devem acompanhar o texto.
  • A citação das figuras, no texto, deve ser precedida da palavra Figura, do número em algarismo arábico e do ponto, em negrito.
  • A figura deve ser autoexplicativa, para não haver necessidade de recorrer ao texto.
  • Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas, e devem ser seguidas das unidades entre parênteses.
  • Figuras não originais devem conter, após o título, a fonte de onde foram extraídas e as fontes devem ser referenciadas. O crédito para o autor de fotos é obrigatório, como também é obrigatório o crédito para o autor dos desenhos e gráficos que tenha exigido ação criativa em sua elaboração.
  • Padronizar as unidades e o tamanho das letras em todas as figuras.
  • Os pontos das curvas devem ser representados por marcadores contrastantes, como: círculo, quadrado, triângulo ou losango (cheios ou vazios).
  • Os números que representam as grandezas e respectivas marcas devem ficar fora do quadrante.
  • As curvas devem ser identificadas na própria figura, evitando o excesso de informações que comprometa o entendimento do gráfico.
  • As figuras não podem possuir dados constantes de tabelas.
  • Devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica e medir 8,5 ou 17,5 cm de largura.
  • Devem ser elaboradas no programa Word ou Excel para possibilitar a edição em possíveis correções. Quando utilizar outro programa, enviar o nome do programa utilizado.
  • A legenda (chave das convenções adotadas) deve ser incluída no corpo da figura, no título ou entre a figura e o título.
  • Não usar negrito nas figuras.
  • Evitar usar cores nas figuras; as fotografias, porém, devem ser coloridas.
  • As figuras, na forma de fotografias, imagens ou desenhos, com 8.5 ou 17,5 cm de largura, devem ser escaneadas com 300 dpi e gravadas em arquivos TIF, separados do arquivo do texto.

 RESENHAS

As resenhas devem possuir título de até 50 caracteres com espaços, podem conter bibliografia e devem respeitar o limite de 5 páginas. O manuscrito deverá ser apresentado em versão final, com correção ortográfica e gramatical e sem marcas de revisão. As resenhas devem ser submetidas em formato A4 (21 x 29,7cm), em fonte Arial, tamanho 12, com espaço 1,5, com margem esquerda e superior de 3 cm e margem direita e inferior de 2cm. Notas de rodapé não são permitidas. Os conceitos e opiniões expressos nos manuscritos, bem como a exatidão e a procedência das citações, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Não serão aceitas resenhas fora das normas.

 

Declaração de Direito Autoral

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